sábado, 30 de agosto de 2014

O Universo

O Universo
O Universo
Não sabemos o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Ele pode ser infinitamente grande ou conter outros Universos.
Se você imaginar que a nossa galáxia é do tamanho dos Estados Unidos, o nosso Sistema Solar seria do tamanho de uma moeda de dez centavos, e o Sol, de uma partícula de poeira.  Tente imaginar então o tamanho do Universo!
A teoria do “Big Bang” tenta explicar sua origem. Sabemos que o Universo está em expansão e tornando-se mais frio, e que já foi um lugar quente e hostil. Os astrônomos ponderam que seria lógico assumir que tudo começou com uma grande bola de fogo que se expandiu para formar o Universo, há aproximadamente 13 bilhões de anos.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Racismo

Eu procurei e achei esse site http://racismo-no-brasil.info/. Nele, como pode perceber pelo nome, é do racismo, ele explica o que é racismo.

Uma das partes que eu acho que não devia acontecer nem no racismo, nem em qualquer outro, foi o primeiro paragrafo, ultimas linhas, observe a seguir:



"O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras."

Outra parte interessante para mim é quando fala que racismo não é só com negro, observe na parte a seguir, o segundo paragrafo:

"Quando se fala de racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas."

Outra parte interessante é no segundo texto, quando fala características de raças, observe a seguir:

"Caucasianos: De origem europeia, norte-americana, árabes e até indiana. Com exceção dos mediterrânicos, tem nariz estrito, lábios delgados e cabelos lisos ou ondulados. Tem como principais características pele e olhos claros.
Mongoloides: De origem asiática, apresentam a tonalidade de pele amarelada, cabelos lisos, rosto achatado ou largo e nariz de forma variada. Variaram dessa raça os esquimós e índios americano.
Australóides: Tem como características os olhos escuros, cabelo encaracolado e nariz largo. A tonalidade da pele é escura, quase negra.
Negros: De origem africana, apresentam as características de pele escura, olhos escuros, lábios grossos, nariz achatado e cabelos crespos.
Como no Brasil há uma mistura de raças muito forte, algumas se tornaram principais no país, além das quatro citadas acima. São elas:
Mestiços: Mistura de duas ou mais raças.
Mulato: Descendente de branco com negro.
Caboclo: Descendente de branco com índio.
Cafuzo: Descendente de negro com índio."

terça-feira, 26 de agosto de 2014


O que é Bullying? 

 Bullying  é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying  se divide em duas categorias: 1- bullying  direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e 2) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio. 
 _________________________________________________________________

  Realmente, Bullying não é legal. Não é legal tirar o direito de uma pessoa de ter uma adolescencia/infancia/vida legal. Não é legal fazer com que os outros se sintam anormais, diferentes (apesar de que somos iguais-diferentes). Acho que não é justo você tirar a auto-estima de uma pessoa, não é justo você fazer uma pessoa se sentir mal apenas porque ela esta sendo ela mesma. Como diz o texto no final, algumas pessoas levam isso tão é serio (não que não seja), que acabam acabando com a própria vida, literalmente. O Bullying nunca vai desaparecer, mas o bullying pode ser minimizado se as pessoas tomarem conciencia de que não existe pessoas iguais (os gêmeos idênticos não contam), cada um tem um jeito de ser bonito, e é isso que as pessoas tem ver. 

Por que temos a sensação de que o tempo está passando mais rápido?

Por que temos a sensação de que o tempo está passando mais rápido?


640px-Pocket_watch_with_chain
Há várias hipóteses para o fenômeno, mas a mais aceita aponta que essa sensação está relacionada à quantidade enorme de informações e experiências a que estamos sujeitos atualmente. Quando experimentamos alguma coisa pela primeira vez, mais dados são armazenados em nossa memória, pois tudo é novidade. Isso rola, por exemplo, quando vamos pela primeira vez ao sítio de um amigo. Como não sabemos o caminho, nossos sentidos ficam mais ligados, absorvendo cada detalhe do trajeto. Nas outras vezes que voltamos lá, já conhecemos a rota e parece que ela encurtou, como se a primeira ida tivesse demorado mais. O mesmo vale para a nossa vida em geral - uma vez que muitas experiências são repetição do que já vivemos antes. Outra hipótese está associada à idade de cada pessoa. Para um jovem de 12 anos, por exemplo, chegar aos 18 parece levar uma eternidade - afinal, os seis anos de diferença correspondem a metade do tempo já vivido pela pessoa. Já para alguém que está na casa dos 60 anos, os mesmos seis anos representam apenas 10% de sua vida. Por isso, em geral a sensação de que o tempo está voando fica mais forte à medida que envelhecemos. Por fim, há ainda quem afirme que, como vivemos num cotidiano cada vez mais acelerado, impulsionado pelos avanços tecnológicos, estaríamos nos distanciando de um suposto ritmo biológico natural, mais lento. Esse descompasso é que daria a impressão de que o tempo está passando mais depressa.
"Acho que quando mais estamos agitado, quanto mais coisas estamos fazendo sem ver o tempo temos a sensação de que o tempo está passando mais rápido. Ficar olhando no relógio o tempo demora mais? Temos a sensação que sim, acho que é quando estamos prestando atenção em outras coisas não percebemos que o tempo está passando. Existem teorias que falam que o universo está mais rápido ( link da notícia: goo.gl/ ), será que é verdade ou é a atenção?"

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Depoimento: As Viagens de Baltazar Fernandes

"As Viagens do capitão Baltazar Fernandes" - Mario Pérsico

 A peça "As Viagens do capitão Baltazar Fernandes" é uma peça interessante.Conta a história de Aninha e do  Juninho, dois alunos que não são muito dedicados na escola, principalmente em história,o principal foco. Aninha e Juninho precisam tirar boas notas para poder irem para Salvador com a escola.Então eles vão atrás do livro de história para poderem estudar, porém não o encontram.A partir dai, eles embarcam em uma aventura junto do Baltazar Fernandes, em anos e anos atrás.
O momento mais interessante para mim foi quando eles fizeram uma encenação do suicídio de Getúlio Vargas, e mencionaram suas ultimas palavras "eu saio do mundo para entrar na história". O espetáculo durou muito pouco,e eu esperei bem mais da peça, porém os atores são ótimos,a peça é engraçada e você aprende!O aprendizado que ficou é geral em história, em especial na história de Sorocaba e na história de Baltazar.

Postagem do grupo.

A Impressora 3D

A Impressora 3D
Nós já vimos gráficos, filmes, modelos, áudio e outras tecnologias tridimensionais, mas agora chegou a vez das impressoras 3D, equipamentos que permitem a você imprimir praticamente qualquer coisa, de brinquedos e bonecos até partes de equipamentos industriais, tudo em apenas algumas horas.
Quando falamos em “imprimir”, não nos referimos a uma imagem que pode ser visualizada em três dimensões no papel, mas sim a um objeto realmente construído em 3D, como engrenagens, bonecos de brinquedo, capas para celulares ou até mesmo uma motocicleta em tamanho real! Claro que a moto não seria funcional, mas sim um molde em polímero ou gesso do produto final que será produzido.
Métodos de construção
O conceito de impressão tridimensional é um só, visando sempre à produção de um objeto detalhado com volume e profundidade, entretanto, até mesmo para uma única aplicação existem diversas tecnologias diferentes.
A primeira — e uma das mais tradicionais — consiste na sobreposição de diversas lâminas de polímeros, as quais são coladas por meio do conteúdo de um cartucho especial de cola e cortadas em locais específicos, camada por camada, conferindo a forma final. A cor do material também pode ser escolhida (dentre cerca de cinco opções, incluindo algumas translúcidas), mas deve ser aplicada em toda a peça.
O segundo método consiste na aplicação de jatos do material em pó por meio de um cartucho de impressão, que são unidos de forma seletiva por outro cartucho com conteúdo adesivo. Esta é a tecnologia de impressão tridimensional mais rápida existente atualmente, além de ser também a única que permite a aplicação de finalização colorida nos objetos (simulando a pintura).
Outra mais recente trabalha com materiais sólidos (chamados de ABS), que são aquecidos em uma câmara e derretidos até o ponto de injeção, sendo aplicado então um método similar ao descrito acima. Por tratar com um calor realmente elevado, o objeto construído é imediatamente depositado em uma câmara com água para ser resfriado e finalizado.
Fonte: TecMundo
"A impressora 3D pode nos ajudar muito, para evitar gastar matérias que estão faltando. Ela pode imprimir muitas coisas, quem não quer comprar um brinquedo sem sair de casa? Ela pode até ser usada para implantes, que já até foi feito ( link da notícia: http://goo.gl/XxL3tM). Está impressora vai nos ajudar muito para frente quando ela ficar mais conhecida."

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Após Captar Água, Sorocaba inicia Racionamento Parcial

Desde a manhã de segunda-feira, dia 7 de julho, bairros da zona leste da cidade de Sorocaba (SP) estão recebendo água em horários alternados. O racionamento foi adotado depois que a água captada em duas represas particulares não foi suficiente para elevar o nível do reservatório do Ferraz, que abastece as regiões do Éden e de Aparecidinha, onde vivem pelo menos 60 mil habitantes.

Com o volume cedido por particulares, o reservatório chegou a subir 28 cm, mas o calor no final de semana elevou o consumo e fez o nível baixar novamente.

O abastecimento está sendo interrompido das 6 às 18 horas em dezesseis bairros da região de Aparecidinha e das 18 às 6 horas em dezessete comunidades na área do Éden.

Conforme o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), a medida é necessária para evitar que a falta de água se torne generalizada na região.
O rodízio será suspenso assim que as condições hídricas melhorarem. No restante da cidade, abastecido pela Represa de Itupararanga, o fornecimento de água segue normal.

A estiagem prolongada, com chuvas abaixo do normal desde janeiro, já comprometeu o abastecimento em outras nove cidades das regiões de Sorocaba e Campinas. Em Itu, desde o final de junho, a cidade toda está sendo abastecida em dias alternados.

Em Salto, região de Sorocaba, a seca provocou forte queda no nível do Rio Tietê, agravando a poluição na área central da cidade, cortada pelo rio. No salto, principal atração turística, a queda d'água quase desapareceu, expondo rochas e pedras que não eram vistas havia décadas. O nível do Tietê no trecho está cinco metros abaixo do normal nesta época. Com a concentração da poluição, forma-se espuma e o mau cheio volta a incomodar os moradores.

Fonte:R7

Eu acho que o problema da falta de água é algo que sempre vai ocorrer até as pessoas conseguirem visualizar o que está acontecendo, quando o mundo já estiver um Caos e não existir mais uma solução.
Aos 16 anos, Farah Baker transformou sua rede social em um diário aberto.



   A foto de perfil é uma foto da garota mostrando os olhos azuis. Tudo bem, até ai. Porém, Farah Baker, é uma garota de 16 anos que vive no meio do conflito de Israel e Palestina. 

  Farah  sente diariamente o drama de viver bem no meio do conflito da Faixa de Gaza. Apesar de o assunto estar sendo muito discutido, nem todo mundo entende realmente o que está acontecendo por lá. Foi por isso que Farah decidiu narrar as suas experiências para as pessoas  no Twitter e mostrar ao mundo como é morar na Palestina atualmente.
De 800, Farah passou para 208 mil seguidores! Em seus tweets (atualizações do twitter), ela conta como é ouvir o toque de recolher, como é ver as pessoas lutando desesperadamente por suas vidas, e posta fotos tiradas por ela mesma. Farah dá detalhes sobre o conflito para "fazer outras pessoas sentirem como se elas também estivesse passando por isso", não por mal, é claro. 
 Os depoimentos que mais impressionam são aqueles que contam a realidade dos hospitais da Cidade de Gaza. Os detalhes ficam por conta do pai de Farah, que é cirurgião no hospital Shifa, pertinho de sua casa. Farah também faz videos, mostrando os bombardeios, 
A garota se inspira muito em Anne Frank e, apesar dos tweets mostrando a destruição de Gaza, ela ainda carrega consigo uma pontinha de esperança de que tudo vai melhorar. "Queria gritar: 'quero viver em paz!'", declarou em entrevista para o jornal El País.


 Esse daqui é o Twitter de Farah: https://twitter.com/Farah_Gazan/media, aonde ela narra tudo, posta alguns videos, etc. 

 Fiquei feliz de saber que apesar de tudo, Farah é uma garota comum, que ri das piadinhas do twitter, que posta selfiels com as amigas, são coisinhas que importam no meio de uma guerra. 

  

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Processo de diminuição de lixo:

o processo de diminuição de lixo se passa por três partes, reduzir, reutilizar, reciclar, mas você fala:
Por que falam em só reciclar, e não em reduzir, nem reutilizar?
Eu te respondo:
Porque o nosso mundo já ta ruim de mais, e é a coisa mais fácil reciclar, do que reduzir e reutilizar.

Reduzir

A melhor solução é reduzir o lixo que produzimos em primeiro lugar. Por exemplo, só devemos comprar produtos que não venham com muita embalagem e de que realmente precisemos.
Pense cuidadosamente sobre que tipos de materiais são usados nas coisas que compramos. Uma vez que se tornam lixo, eles podem levar muito tempo para se decomporem.
Reutilizar
As pessoas são freqüentemente muito imaginativas ao reutilizarem os objetos, ao invés de jogá-los fora. Por exemplo, podemos amassar as latas de alumínio vazias e usá-las como chapa de metal. Podemos fazer móveis com sobras de madeira e usar vidros bem lavados para guardar alimentos e materiais de carpintaria e de escritório. Nas páginas 8–9 desta edição da Passo a Passo, são dados mais exemplos.

Reciclar

Se objetos como garrafas de vidro, latas de metal e de estanho, jornais e plásticos não puderem ser reutilizados, talvez seja possível reciclá-los. Por exemplo, o vidro é lavado em fábricas especiais, quebrado em pedacinhos e, então, derretido para fazer vidro “novo”, pronto para a fabricação de alguma outra coisa. Alguns países têm fábricas que reciclam estes materiais.
Quantidade de lixo por dia


Obs.: Plásticos:
Há quase 50 tipos de plásticos comumente usados para tudo, desde recipientes de suco de frutas e sacolas de plástico até janelas e portas. Muitos plásticos são fortes e duráveis. Eles não se decompõem ou se dissolvem. Além disso, a fabricação do plástico consome muita energia. Muitos produtos plásticos não podem ser reutilizados. Assim, nós os jogamos fora. O problema com o lixo plástico é que ele se transforma em produtos venenosos. Por exemplo, o vinil, usado para fazer garrafas, peças de carro e canetas, polui o solo, se for enterrado ou queimado, e libera substâncias venenosas no ar. Devemos tentar reduzir a quantidade de plástico que usamos. Entretanto, os plásticos podem ser reciclados para fazer pentes de cabelo, lajes para piso e roupas de poliéster.

domingo, 17 de agosto de 2014

Índice de obesidade infantil no Brasil aproxima-se dos EUA

Estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio deJaneiro (UERJ) indica que o número de crianças e adolescentes obesas no Brasil está alcançando o dos Estados Unidos.
Os pesquisadores analisaram 260 estudantes entre 10 e 19 anos de uma escola pública do Rio de Janeiro e constataram que 11,7% estavam muito acima do pesorecomendado para sua faixa etária e já poderiam ser considerados obesos. O índice entre as crianças americanas é de 17%.
Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente da Federação Latino-Americana de Sociedades de Obesidade, se os brasileiros não se cuidarem a situação da obesidade infantil no país pode ficar ainda
mais grave que o dos EUA.

ANIMAIS EM EXTINÇÃO NO BRASIL

Existem cerca de 650 espécies de animais em risco de extinção no Brasil.

O Brasil é considerado um dos países mais ricos em biodiversidade. Contudo, existem animais presentes nas regiões brasileiras que podem ser extintos em poucas décadas. Como por exemplo:

Ararajuba

Animais em Extinção no Brasil

Também conhecida como Guaruba, essa ave verde e amarela, existe somente na Amazônia e vem sofrendo com o tráfico e o desmatamento do bioma.

Arara-azul

Animais em Extinção no Brasil

Encontrada no norte do país, essa ave enfrenta problemas como o tráfico de animais, caça ilegal, desmatamento de seu habitat. Suas penas possuem grande valor no mercado internacional.


Ariranha

Animais em Extinção no Brasil

Encontrada no Pantanal e na Amazônia, a ariranha, também conhecida como lobo do rio ou lontra gigante, vem sofrendo com a pesca predatória, caça ilegal e a poluição dos rios, principalmente, contaminação por mercúrio.

Baleia-franca-do-sul

Animais em Extinção no Brasil

Também conhecida como baleia-franca-austral, essa baleia, encontrada no litoral brasileiro, vem sofrendo com a caça, pesca, bem como a poluição das águas. Na época de ter os filhotes, as mães buscam águas mais quentes e rasas para darem à luz.

Cervo-do-Pantanal

Animais em Extinção no Brasil

Considerado o maior cervídeo da América da Sul, esse animal além de ser encontrado no Pantanal, sua espécie vive também nos biomas da Amazônia e do Cerrado. O desmatamento e a caça ilegal são alguns dos problemas enfrentados pela espécie.

Gato-maracajá

Animais em Extinção no Brasil

Esse gato das florestas sofreu durante décadas com a caça para a venda de sua pele. Atualmente, o desmatamento é o maior problema enfrentado pela espécies uma vez que causou a destruição de seu habitat natural.

Lobo-guará

Animais em Extinção no Brasil

Encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas, esse animal é considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul. A espécie enfrenta grandes problemas devido ao desmatamento de seu habitat.

Macaco-aranha

Animais em Extinção no Brasil

Encontrado nos estados do Mato-Grosso e do Pará, esse macaco enfrenta problemas como o desmatamento de seu habitat, caça ilegal e o tráfico de animais.

Mico-leão-dourado

Animais em Extinção no Brasil

Seu habitat é a Mata Atlântica, contudo o mico-leão-dourado sofreu durante décadas com o desmatamento e o tráfico de animais, o que resultou na diminuição, quase total da espécie. Atualmente, devido aos projetos de reprodução em cativeiro, existem aproximadamente 1000 animais na floresta.

Onça Pintada

Animais em Extinção no Brasil

Considerado o maior felino das Américas, esse animal vive na região do Pantanal e sofre com a caça dos fazendeiros que os matam para proteger seus rebanhos. Além disso, a pele da onça tem grande valor no mercado mundial.
 

Tamanduá-bandeira

Animais em Extinção no Brasil

 Encontrado nos biomas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, esse animal vem sofrendo com o desmatamento e as queimadas das regiões destinadas às plantações ou criação de gado.

Tartaruga-de-couro

Animais em Extinção no Brasil

Muita afetada pela pesca ilegal, essa tartaruga é considerada a maior espécie de tartaruga marinha do mundo. Além disso, em alguns países o consumo da carne e do óleo desse animal é legalizado, o que acarreta ainda mais os problemas de sua extinção.

Tartaruga-oliva

Animais em Extinção no Brasil

Essa tartaruga desova no litoral brasileiro, porém vem enfrentando muitos problemas como a caça ilegal, pesca acidental e a poluição das águas.

Uacari-branco

Animais em Extinção no Brasil

Esse macaco é encontrado na Amazônia e sua principal característica física é sua cara vermelha. O principal problema enfrentado pela espécie é a caça ilegal e o desmatamento da região.

Udu-de-coroa-azul

Animais em Extinção no Brasil

Encontrada nos biomas da Amazônia, Pantanal e Mata atlântica, essa ave multicolorida vem enfrentando problemas com a perda de seu habitat por causa do desmatamentos das regiões.

Principais causas da extinção de espécies no Brasil

Muitas são as causas do desaparecimento das espécies, por exemplo, o tráfico de animais, o desmatamento, as queimadas, a caça predatória, a poluição, dentre outros.
No Brasil, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o número de espécies de animais que correm o risco de extinção são de aproximadamente 650, incluindo os animais terrestres e aquáticos; sem mencionar aqueles que já foram extintos, por exemplo, arara-azul-pequena e o minhocuçu.

O Brasil lidera o ranking de espécies de aves em extinção sendo a Indonésia o segundo país. Para isso, a "União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais" (IUCN), criou em 1963 um inventário com o intuito de sistematizar o estado de conservação das espécies biológicas ameaçadas, de animais, plantas, fungos e protistas.

Dessa maneira, a "Lista Vermelha da IUCN" (IUCNRedList), como é conhecida, divide-se em três grandes categorias compostas de subcategorias:
  • Extinto: extinto e extinto da natureza
  • Ameaçada: criticamente em perigo, em perigo, vulnerável
  • Baixo risco: dependente de conservação, quase ameaçada, pouco preocupante
No Brasil, em 2008, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Biodiversitas elaborou o "Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção", baseado nos critérios da IUCN.
Nesse livro constam que 627 espécies brasileiras estão ameaçadas de extinção sendo que 13% são anfíbios, 10% mamíferos, 17,8% borboletas, 19% plantas e 21% dos peixes do mundo se encontram aqui.
Com efeito, nota-se nos últimos anos, maior preocupação com os temas ambientais e, por isso, a legislação ambiental brasileira tem realizado alguns avanços, mas na prática ainda apresenta problemas de fiscalização.

Outras espécies de animais ameaçados de extinção do Brasil ameaçadas de extinção: anta, ararinha-azul, falcão, flamingo, galito, jabuti, jacaré-de -papo-amarelo, jaguatirica, mico-leão-preto, mono-carvoeiro, mutum do nordeste, peixe-boi, pica-pau de cara amarela, preguiça-de-coleira, pirarucu, surucucu, tatu-bola, tatu-canastra, urubu-rei.



sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A Tecnologia

Tecnologia



Embora o termo "tecnologia" tenha nos últimos anos influenciado todas as áreas da vida, a verdade é que essa palavra tem acompanhado os homens desde o início de sua história.



É que na verdade, quando falamos de tecnologia, inevitavelmente, somos levados à cada uma das invenções de ferramentas e uso de técnica levou o homem a chegar a um objetivo prático específico.

Ao longo dos anos a evolução humana e lógica, que desencadeou o progresso significativo da ciência, a tecnologia está intrinsecamente ligada com a ciência, levando a descobertas e desenvolvimentos que permitiram crescer ambos ao mesmo tempo, alimentando um ao outro.

Hoje, a tecnologia é amplamente relacionada com os artefatos que foram produzidos utilizando os parâmetros da ciência e do avanço do conhecimento humano, levando a desenvolver inovações tecnológicas que revolucionaram e continuam a revolucionar o mundo.

Virou uma fusão de arte e ciência, a tecnologia de hoje é definida como o conjunto de conhecimentos científicos encomendados, através do qual você pode projetar e criar bens e serviços para satisfazer as necessidades essenciais do homem.

Portanto, é lógico que toda a atividade e desenvolvimento da tecnologia influenciam diretamente a sociedade através de seus diversos ambientes, tanto cultural e econômico, educacional e outros. Além disso, porque há uma variedade de tipos de veículos, podem cada um ser aplicado para fins específicos. Tal é o caso da tecnologia da informação assim chamado, também conhecido pela sigla de TI.

A assim chamada TI, como o seu nome baseia-se no estudo, desenvolvimento e prática de sistemas de computador, especialmente no que diz respeito ao uso de software e hardware, de modo que podem rapidamente definir a sua atividade no mundo dos computadores. Assim, a tecnologia da informação é responsável por todos os processos e recursos necessários para processar a informação.

  Hoje o termo tecnologia da informação deve ser usado em maior escala quando se trata de computadores. Tenha em mente que em última análise, por trás de cada novo equipamento, após cada nova tarefa realizada pelo software, a tecnologia está permitindo que seus usos estendam a lugares inimagináveis.

Portanto, se observarmos bem estamos enfrentando a realidade de que hoje seria impensável viver sem a tecnologia, uma vez que está presente em todos os espaços do nosso desenvolvimento cotidiano comum. Tecnologia é o nosso lar, nossos carros, nossos locais de trabalho, fazendo parte ativa de um computador e revolução digital. Em suma, não devemos esquecer que a tecnologia deve servir ao homem, e sempre buscar a fim de proporcionar uma vida mais fácil e agradável por meio de inovações tecnológicas que melhorem e simplifiquem as nossas vidas.

A tecnologia está sendo algo muito importante em nossas vidas, como por exemplo: na educação, na vida social, nos trabalhos e na vida em geral. A tecnologia está nos salvando, varias coisas podiam ter acontecido se não existisse a tecnologia no mundo e no universo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Movimento Operário

O que é ?

Movimento operário é um termo que refere-se à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses,particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho.

 Como e Quando Ocorreu ?


Inicialmente surgiu como uma reação às consequências da Revolução Industrial partiam dos artesãos que se viram privados de seus meios originais de trabalho.Revoltados, grupos de artesãos atacavam as fábricas, quebrando as máquinas.Desse mesmo tipo também foi a reação dos operários jogados na miséria pelas primeiras crises de desemprego.Depois de algum tempo,os operários começaram a perceber que o problema não estava nas fábricas,nem nas máquinas em si,mas sim na forma como a burguesia havia organizado os meios de produção.No início do século XIX,na Inglaterra,o movimento dos trabalhadores se fez sentir por meio de demonstrações de massa,como motins e petições.Foi nesse século que os sindicatos surgiram como uma nova força no cenário político.


A primeira luta de caráter político, empreendida pelos operários ingleses,foi a conquista do direito de voto. Nessa luta, o movimento operário contou inicialmente com o apoio da burguesia,uma vez que esta classe não podia enviar seus deputados para a câmara dos Comuns,que estava nas mãos dos latifundiários.A revolução de 1830 na França, acabou dando um grande impulso a esse movimento. Em 1832,o Parlamento promulgou uma reforma do sistema eleitoral (Reform Act),beneficiando a burguesia,mas negando qualquer benefício aos operários.

Sufrágio Universal

Em 1836, desencadeou-se uma crise industrial e comercial que lançou à rua milhares de operários. Organizou-se então a Associação dos Operários para a luta pelo Sufrágio Universal. Sufrágio foi o fim do voto censitário para todos os homens, (mulheres ainda não podiam votar). No ano seguinte essa associação elaborou uma extensa petição (Carta do Povo) para ser enviada ao Parlamento; surgiu o movimento denominado cartismo. Reivindicava-se o Sufrágio Universal, a igualdade dos distritos eleitorais, a supressão do censo exigido dos candidatos do Parlamento (que limitava essa possibilidade somente á burguesia rica e à nobreza), voto secreto, eleições anuais e salário para os membros do Parlamento (antes, somente os ricos possuíam condições de exercer a atividade política sem receber).

De 1838 em diante, o movimento cartista espalhou-se por toda a Inglaterra, ganhando a adesão maciça dos trabalhadores e ampliando a pauta de reivindicações nitidamente operárias: limitação da jornada de trabalho, abolição da Lei dos Pobres e fim das casas operárias.

Entretanto, os dirigentes cartistas se dividiram quanto ao método a ser utilizado para alcançar seus objetivos. Alguns achavam que a Carta deveria ser conquistada em aliança com a burguesia e unicamente através de meios pacificos, chamado de (Socialismo Utópico por Karl Marx). Outros, influenciados por Karl Marx e Engels, defendiam a luta armada, ou seja, diziam que não há um meio pacífico para isso. Essa divisão seria a principal causa da derrota do movimento cartista. Apesar disso, graças à influência desse movimento, os operários conseguiram uma série de vitórias como a redução da jornada de trabalho para dez horas, a proteção ao trabalho de mulheres e crianças, a reforma do código penal e a regulamentação das associações políticas.

Essas reformas abrangiram toda a vida social, consolidando a ordem burguesa. Os sindicatos foram fortalecidos, a liberdade de opinião foi regulamentada e o sistema de cooperativas defendido.

EU ACHO QUE O MOVIMENTO OPERÁRIO FOI UMA COISA BOA,POIS,EU SOU CONTRA ESSA DISCRIMINIÇÃO COM AS MULHERES!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pré-Historia

   Até chegarmos aonde estamos hoje, o mundo passou por diversas fases e mudanças, positivas e negativas. Para entendermos o mundo atual, o mundo moderno, temos que conhecer o passado do nosso mundo primeiro... 


Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. 

  Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas e simples para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante para nós hoje. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.


  Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada 





  Na época da ''Idade da Pedra Lasca'' (Paleolítico), o ser humano vivia cavernas, muitas vezes tendo que disputar o seu espaço com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (não vivia em um lugar fixo). Vivia da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas. Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem não muito desenvolvida, baseada em sons e gestos, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas. 



  Período Mesolítico

  



  Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O descoberta e o domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pode espantar os animais, cozinhar a carne entre outros alimentos, iluminar sua habitação, além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.


     Idade da Pedra Polida (ou Neolítico)





  Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Movimento Estudantil

Datas

1710 - Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os;

1786 - Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independência do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para o acontecimento da Inconfidência Mineira;

1827 - Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolição da Escravatura e pela Proclamação da República;

1897 - Estudantes da Faculdade de Direito da Bahia divulgaram, através de um documento escrito, as atrocidades ocorridas em Canudos (BA);

1901 - Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas;

1914 - Estudantes tiveram participação significativa na Campanha Civilista de Rui Barbosa, ocorrida em meados do século 20, e na Campanha Nacionalista de Olavo Bilac, promovida durante a 1ª Guerra Mundial;

1932 - A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista);

1937 - Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitários;

1952 - Primeiro Congresso Interamericano de Estudantes, no qual se organizou a campanha pela criação da Petrobrás – “O Petróleo é Nosso”;

1963/64 - Os estudantes foram responsáveis por um dos mais importantes momentos de agitação cultural da história do país. Era a época do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que produziu filmes, peças de teatro, músicas, livros e teve uma influência, que perdura até os dias de hoje, sobre toda uma geração;

1964 - Em 1º de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente João Goulart. A partir daí foi instituída a ditadura militar no Brasil, que durou até o ano de 1985. Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos;

Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão;

1968 - Em março, morre o estudante Edson Luís, assassinado por policiais no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. No congresso da UNE, em Ibiúna, os estudantes reuniram-se para discutir alternativas à ditadura militar. Houve invasão da polícia, muitos estudantes foram presos, mortos ou desapareceram, evidenciando a repressão e a restrição à liberdade de expressão que eram características desse período. Em junho deste ano ocorre a passeata dos Cem Mil, que reuniu artistas, estudantes, jornalistas e a população em geral, em manifesto contra os abusos dos militares;

Em dezembro, durante o governo do general Arthur da Costa e Silva, foi assinado e decretado o Ato Institucional número 5 (AI-5) que cassou a liberdade individual, acabando com a garantia de Habeas Corpus da população.

O que é HABEAS CORPUS?

É o instrumento de defesa contra atos arbitrários que ferem o direito de ir e vir de cada indivíduo.

1979 - As entidades estudantis começam a ser reativadas. Acontece a primeira eleição por voto direto na história da UNE, quando é eleito o presidente baiano Rui César Costa e Silva;

1984 - “1,2,3,4,5 mil. Queremos eleger o presidente do Brasil!!!” Diretas Já! – movimento da população, com participação fundamental dos estudantes e dos políticos progressistas, para a volta das eleições diretas para presidente no Brasil. O congresso votou a favor das eleições indiretas e Tancredo Neves foi nomeado presidente para o próximo mandato (a partir de 1985). Ficou decidido que as próximas eleições, em 1989, seriam diretas. Depois de 34 anos de eleições indiretas Fernando Collor de Melo é eleito presidente;

1992 - Acontecem sucessivas manifestações nas ruas contra a corrupção no governo, dando início ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no Impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.

sábado, 9 de agosto de 2014


O que é Obesidade infantil?

Obesidade significa ter muita gordura corporal. Não é o mesmo que sobrepeso, que significa pesar muito. Um indivíduo pode ter sobrepeso devido aos músculos extra, ossos ou água, assim como muita gordura.

Ambos os termos significam que seu peso está acima do que se considera saudável para sua altura.

Este artigo discute a obesidade infantil.

Causas

Quando a criança come mais do que precisa, seu corpo armazena as calorias extra em células adiposas para usar como energia mais tarde. Se esse padrão continua com o decorrer do tempo e seu corpo não precisa dessa energia armazenada, ela desenvolve mais células adiposas e pode desenvolver obesidade.

Bebês e crianças pequenas são muito boas ao ouvirem os sinais de seus corpos no que tange à fome e saciedade. Eles param de comer assim que seus corpos lhes diz que estão satisfeitos.

Mas, às vezes, um pai bem-intencionado diz que eles têm que terminar de comer tudo que está no prato. Isso força a criança a ignorar sua saciedade e comer tudo que lhe é servido.

Algumas pessoas podem usar a comida para recompensar um bom comportamento ou buscar conforto quando estão tristes.

Esses hábitos aprendidos levam a comer sem importar se elas estão com fome ou satisfeitas. Muitas pessoas sofrem para quebrar esses hábitos.

A família, os amigos, a escola e os recursos da comunidade no ambiente da criança reforçam hábitos referentes à dieta e atividade.

As crianças são cercadas por muitas coisas que facilitam comer demais e dificultam serem ativas. Assistir à televisão, jogar vídeo game e brincar no computador são atividades que exigem muito pouca energia. Elas podem tomar muito tempo e substituir a atividade física. E, quando as crianças assistem à televisão, elas muitas vezes ficam com vontade de comer os salgadinhos calóricos que vêem nos comerciais. Veja também: Momento do exame e crianças

O termo transtornos alimentares se refere a um grupo de condições médicas que enfoca, de maneira doentia, a alimentação, dieta, perda ou ganho de peso e imagem corporal. Obesidade e transtornos alimentares frequentemente ocorrem ao mesmo tempo em meninas adolescentes e mulheres jovens que podem se sentir infelizes com sua imagem corporal.

Determinadas condições médicas, como distúrbios hormonais ou baixa função da tireoide, e alguns medicamentos, como esteroides ou medicamentos anticonvulsivos, podem aumentar o apetite de uma criança. Com o tempo,isso aumenta o risco de obesidade.

Exames

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre o histórico médico do seu filho, hábitos alimentares e rotina de exercícios.

Exames de sangue podem ser realizados para saber se há problemas com a tireoide ou endócrinos, que podem levar ao ganho de peso.

Especialistas em saúde infantil recomendam que a criança seja examinada quanto à obesidade aos 6 anos. O índice de massa corporal (IMC) da criança é calculado usando peso e altura. O médico pode usar o IMC para estimar quanta gordura corporal seu filho carrega.

No entanto, medir a gordura corporal e diagnosticar a obesidade em crianças é diferente do que medir em adultos.

Dando apoio ao seu filho


O primeiro passo para ajudar seu filho a chegar em um peso saudável é consultar seu médico. Ele irá ajudá-lo a estabelecer metas saudáveis para perda de peso e ajudar como acompanhamento e suporte.
Tente fazer com que a família toda adote o plano de perda de peso, mesmo se a perda de peso não for a meta de todos. Planos para perda de peso para crianças têm por foco hábitos saudáveis. Um estilo de vida saudável é bom para todos.

Ter o apoio dos amigos e da família também pode ajudar seu filho a perder peso. Veja também: Apoiando seu filho com a perda de peso

Mudando o estilo de vida do seu filho


Ter uma dieta balanceada significa que seu filho deve consumir os tipos e quantidades certos de alimentos e bebidas para manter seu corpo saudável.
Saber o tamanho das porções que as crianças devem comer para satisfazer suas necessidades corporais por nutrientes, sem ingerir muito de um e pouco de outro.
Estocar alimentos saudáveis na sua despensa e geladeira. Veja também: Comprando alimentos saudáveis
Escolha uma variedade de alimentos saudáveis de cada grupo de alimentos e os coma em todas as refeições.
Saiba mais sobre alimentação saudável e como comer fora de casa.
Escolher lanches e bebidas saudáveis para seus filhos é importante,mas pode ser um desafio. Veja também: Lanches e bebidas adoçadas - crianças

Frutas e legumes são boas escolhas para lanches saudáveis. Eles são ricos em vitaminas e pobres em calorias e gordura. Algumas bolachas e queijos também são bons lanchinhos.
Evite junk-food como batatinha frita, doces, bolo, biscoitos e sorvete. A melhor maneira de manter as crianças longe dessas comidas ou outros lanches não saudáveis é não tê-los em casa.
Evite refrigerantes, bebidas esportivas e águas saborizadas, especialmente aqueles feitos com açúcar ou glucose de milho. Essas bebidas são ricas em calorias e podem levar ao ganho de peso, mesmo em crianças ativas. Se necessário,escolha bebidas com adoçantes artificiais.
As crianças não devem assistir à mais de 2 horas de TV por dia. Isso pode ser difícil, pois assistir à TV faz parte de sua rotina diária. Veja também: Momento do exame e crianças

As crianças devem ter muitas chances de brincar, correr, andar de bicicleta e fazer esportes durante o dia. Os especialistas recomendam 60 minutos de atividade moderada todos os dias. Atividade moderada significa que sua respiração e batimentos cardíacos estão mais rápidos que o normal. Se seu filho não gostar de esportes, encontre maneiras de motivá-lo a ser mais ativo. Veja também: Exercícios e atividade - crianças

O que mais deve ser considerado


Você pode ver anúncios de suplementos e medicamentos fitoterápicos que dizem ajudar na perda de peso. Mas muitas dessas alegações não são verdadeiras, e alguns desses suplementos podem ter graves efeitos colaterais. Converse com seu médico antes da dá-los ao seu filho.
Drogas para perda de peso não são recomendadas para crianças.

A cirurgia bariátrica é atualmente realizada em algumas crianças, mas somente depois que elas param de crescer. Veja também: Cirurgia para perda de peso em crianças


Movimento Estudantil

Movimento Estudantil






O movimento estudantil, é social da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista (Que representa ou defende os direitos de várias classes) e constantemente renovado, uma vez que o corpo discente se renova periodicamente nas instituições de ensino. Sua tarefa mais importante é a luta pela Educação e pela transformação da universidade.

Muito além do compromisso social que é dever de todos onde ainda aquece discussões permitindo que o jovem amadureça suas idéias e as compartilhe, o que possibilita o desenvolvimento de uma consciência política muito importante para o país. Dentro do movimento estudantil você conhece muitas pessoas de vários lugares que passam por experiências diferentes, esse cruzamento de idéias e informações permite um crescimento muito importante para a juventude do país.

Para lutar e defender os interesses dos estudantes, o movimento estudantil teve que se organizar, formando entidades estudantis não só dentro das universidades, mas também a nível nacional. Dentro da universidade o movimento estudantil se organiza em Centros Acadêmicos (CAs) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).


Os movimentos desde muitos anos trazem grandes impactos nas relações sócio-político no país, protestando contra as tomadas de decisão que são contra os benefícios da sociedade. 
Tiveram contribuições de grande importância em fases da história, temos como exemplos a luta como: o Petróleo é Nosso, a luta contra a ditadura nas “diretas já“, no-Impeachment do Presidente Collor, e um acontecimento que marcou o inicio das manifestações dos movimentos estudantis, foi no dia 24 de Março de 2003, estudantes organizados pelo MEPR (Movimento Estudantil Popular Revolucionárioatacaram o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, sendo essa a primeira demonstração de violência revolucionaria da juventude brasileira desde as manifestações da época do regime militar.
Entre meados das décadas de 60 e 70 os movimentos estudantis brasileiro começaram a serem visto como foco indispensável na mobilização social, isso se deu pela capacidade de mobilizar expressivos contingentes de estudantes á participarem ativamente da política do país, o que transformou o modo de se ver os movimentos estudantis.


Percebemos que os movimentos são muito importantes para a democracia do pais, pois é assim que eles expressam seus pensamentos e ideias.
é importante também, porque as pessoas se unem e se mobilizam para lutar pelo seus direitos, para um futuro melhor.