sábado, 30 de agosto de 2014

O Universo

O Universo
O Universo
Não sabemos o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Ele pode ser infinitamente grande ou conter outros Universos.
Se você imaginar que a nossa galáxia é do tamanho dos Estados Unidos, o nosso Sistema Solar seria do tamanho de uma moeda de dez centavos, e o Sol, de uma partícula de poeira.  Tente imaginar então o tamanho do Universo!
A teoria do “Big Bang” tenta explicar sua origem. Sabemos que o Universo está em expansão e tornando-se mais frio, e que já foi um lugar quente e hostil. Os astrônomos ponderam que seria lógico assumir que tudo começou com uma grande bola de fogo que se expandiu para formar o Universo, há aproximadamente 13 bilhões de anos.



Os planetas
Introdução
A Terra faz parte da família de planetas do Sol, conhecida como Sistema Solar.
O Sol é um astro e, devido a sua proximidade com a Terra, em comparação com as outras estrelas do Universo, aparece muito brilhante para nós.
No Sistema Solar existem oito planetas gigantes, incluindo a Terra, e milhares de planetas anões e asteróides; todos controlados pelo Sol. 
Os maiores são constituídos, quase em sua maioria, de gás e gelo; mas os pequenos são mais sólidos. A Terra é o único planeta capaz de sustentar vida.

 
Os planetas
Mercúrio
O nome Mercúrio vem do mensageiro romano dos deuses. Está cheio de crateras e parece um pouco com a superfície da Lua.
Sabemos que nenhuma vida poderia sobreviver em Mercúrio, pois sua atmosfera é tão rarefeita que é difícil de ser detectada. A temperatura varia de quente borbulhante,durante o dia, a abaixo do congelamento, durante a noite.
A maior parte da informação obtida de Mercúrio vem principalmente da sonda Mariner, de 1974-1975. A sonda Messenger, lançada em agosto de 2004, entrará na órbita de Mercúrio em 2011, recolhendo dados durante um ano terrestre.
Distância média do Sol:                57.910.000 km
Duração do ano:                          88 dias terrestres
Diâmetro:                                    4.878 km
Temperatura média:                     Dia: 800 °F (427 °C)   Noite -300 °F (-183 °C)

 
Os planetas
Vênus
O nome Vênus foi inspirado na deusa romana do amor e é o planeta mais quente do Sistema Solar.
É mais ou menos do mesmo tamanho da Terra, mas gira numa direção retrógrada (ao contrário) e tem uma atmosfera muito mais pesada; a sensação que se tem ao ficar parado na sua superfície seria como estar imóvel a 1 km  abaixo do nível do solo na Terra!
Até 1962, quando o Mariner 2 passou por lá, pensava-se que havia oceanos neste planeta mais brilhante de todos. Agora sabemos que Vênus é muito quente para ter água na superfície; que está coberto por vulcões mortais e que foi provavelmente formado pelo movimento das placas tectônicas.
Distância média do Sol:            108.200.000 km
Duração do ano:                      225 dias terrestres
Diâmetro:                                12.102 km
Temperatura média:                 896 °F (480 °C)


Os planetas
Terra
A Terra é o terceiro planeta a partir do sol e o único no sistema solar que não recebeu o nome de um deus ou
deusa. Sabe-se também que é o único planeta no Universo que suporta vida.
70% da sua superfície terrestre está coberta por água. Ela possui uma temperatura relativamente estável. A Terra é geologicamente ativa, seu centro é mais quente do que a superfície do Sol e está constantemente sofrendo terremotos, vulcões e mudanças climáticas.
É devido à inclinação do seu eixo que acontecem as mudanças de estações e a vasta expansão de gelo nos pólos.
Distância média do Sol:            149.600.000 km
Duração do ano:                      365,26 dias
Diâmetro:                                12.756 km
Temperatura média:                 59 °F (15 °C)


Os planetas
Marte
O nome do planeta Marte foi dado pelos romanos em homenagem ao deus da Guerra. Desde 1960, os Estados Unidos e a antiga União Soviética gastaram grandes quantidades de tempo e de dinheiro desenvolvendo tecnologia necessária para chegar a Marte primeiro.
A atmosfera de Marte é muito diferente da que ocorre na Terra, pois está formada principalmente de dióxido de carbono e pequenas quantidades de outros gases.
A atual compreensão que temos sobre o interior de Marte sugere que pode estar modelada por uma fina crosta, semelhante à da Terra, por um manto e um núcleo.
Distância média do Sol:            227.940.000 km
Duração do ano:                      686,98 dias terrestres
Diâmetro:                                6.794 km
Temperatura média:                 -81 °F (-63 °C)


Os planetas
Júpiter
O nome Júpiter vem do rei dos deuses romanos, e não sem razão, pois ele é o maior planeta do Sistema Solar.

É 1.300 vezes maior do que a Terra e formado quase totalmente por gases, com redemoinhos em constantes tormentas elétricas e furacões. Sua mais famosa tempestade, conhecida como a Grande Mancha Vermelha, já dura mais de 400 anos!

O núcleo de Júpiter é extremamente magnético e tem a maior força gravitacional de todos os planetas, sugando asteróides, meteoros e cometas que passam pela sua frente. Com um pouco menos de dez horas de duração, o dia em Júpiter é o mais curto de todos os planetas.
Distância média do Sol:            778.400.000 km
Duração do ano:                      11,9 dias terrestres
Diâmetro:                                142.980 km
Temperatura média:                 -238 °F (-150 °C)


Os planetas
Saturno
O nome Saturno vem do deus romano da agricultura e é, com freqüência, descrito como o objeto mais bonito no céu. Seus famosos anéis, formados por bilhões de partículas de rocha e gelo, podem ser vistos da Terra até mesmo com um pequeno telescópio.
É o sexto em linha a partir do Sol e o segundo maior planeta do Sistema Solar. Como Júpiter, Saturno está formado quase totalmente por gás e seu globo é achatado devido à sua rápida rotação.
Ele possui o maior número de luas (25 ou mais) de todos os planetas. Acredita-se que uma delas, Titã, seja semelhante à Terra antes de possuir vida.
Distância média do Sol:            1.427.000.000 km
Duração do ano:                      29,5 dias terrestres
Diâmetro:                               120.536 km
Temperatura média:                -202 °F (-130 °C)


Os planetas
Urano
Urano recebeu o nome de um deus grego, o deus dos céus. Não se sabia da sua existência até 1781, quando foi desenvolvido o telescópio.
Urano é uma bola gigante quatro vezes maior do que a Terra e é o sétimo em linha a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado, o que significa que rola na sua órbita e tem dias e estações muito peculiares. Algumas vezes, é o pólo norte de Urano que aponta para o Sol, e outras, o pólo Sul.
Sua superfície é azul-pálida, principalmente devido ao alto conteúdo de metano dos seus gases. É um planeta altamente descaracterizado.
Distância máxima do Sol:    2.875.000,000 km
Duração do ano:                84 dias terrestres
Diâmetro:                          51.118 km
Temperatura média:           -353 °F (-214 °C)


Os planetas
Netuno
O nome Netuno vem do deus romano do mar. Sua lua principal, Triton, recebe este nome em homenagem à lança de três pontas que o deus carrega.
Netuno é visto, com freqüência, como o planeta gêmeo de Urano; eles possuem mais ou menos o mesmo tamanho, a mesma cor azul e são formados por gases semelhantes.
Os ventos mais velozes foram registrados em Netuno com 2.000 km/h.
Ele ainda não foi visto completar uma órbita desde que foi descoberto em 1846, pois demora 165 anos para realizar esta trajetória!
Distância média do Sol:    4.504.000.000 km
Duração do ano:              165 anos terrestres
Diâmetro:                        49.528 km
Temperatura média:         -364 °F (-220 °C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário