quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Entrevista com Coletores de Sucata

Nós do blog O Universo Produtivo, entrevistamos algumas pessoas que coletam sucata nas ruas da cidade, venham conferir o que eles disseram:

Opinião dos coletores:

J. F. C.
Que material você recolhe?
‘’Eu pego de tudo um pouco na verdade, latinha, papel, papelão, garrafa, tudo.’’
Há quanto tempo você faz isso?
‘’Já faz uns quatro anos, comecei quando fiquei desempregado e precisava ganhar dinheiro’’ Você é respeitado pelas pessoas nas ruas?
‘’Tem gente que olha feio, isso já estou acostumado. Mas as pessoas nem olham direito.’’

-C. E. G.
Por que você começou a coletar os lixos do bairro?
‘’Ah, eu nunca achei esse bairro sujo, mas nunca achei ele limpo, ai meu filho teve que fazer um projeto de reciclagem, então eu fui procurar com ele algumas coisas por aqui, sabe? Ai eu vi que tinha uma boa quantidade de lixo e comecei a passar com meu carro, recolhendo o lixo.’’ 
Para onde vai tudo isso?
‘’Eu deixo em uma fabrica de reciclagem.’’
Você tem ideia do quanto está ajudando o mundo?
‘’Claro que tenho, a turma não está nem ligando. Eles só vão ligar quando não der mais tempo.’’ 
Quantos quilos você já coletou? 
‘’Hm...Não sei te responder, faz tantos anos...’’

Opinião dos alunos que fizeram o trabalho:
-L. O. C.
Qual a importância dos coletores para o universo?
‘’Eu acho que os coletores de lixo são muito importantes para o universo, eles fazem o grande trabalho de recolher todo o lixo que nós sujamos. Aliás isso também é muito importante pois ajuda na poluição que faz MUITO mal para o meio ambiente.’’
Como eles são vistos na sociedade?
‘’Na sociedade eles são como uma pessoa ‘’excluida’’, pois eles não são tão respeitados como um advogado ou um médico, nenhuma pessoa para admirar o seu trabalho ou agradecer.’’
Porque eles escolhem essa profissão?‘’
Muitos escolhem essa profissão por falta de emprego ou dinheiro, na maioria adquirem esse emprego pessoas mais pobres que firmas não aceitam.’’

-F. G. H .
Porque os coletores de lixo são importantes? 
‘’Eu acho que eles são importantes porque sem eles não teria ninguém para pegar o lixo e se não tivesse ficaria cheio de lixo e ficar só aumentando o volume de lixo.’’ 


-L. O. D .
O que eles acham sobre a alta produção de lixo?‘’
Alguns acham um máximo, porque quanto mais lixo, mais tempo dura o emprego deles, porém, alguns falam que o povo só vai parar quando não tiver mais solução.’’

-A. A. F. O que você acha quando falam que o trabalho de coletor de sucata é inferior ao dos outros?
‘’Eu acho uma bobeira, só porque eu mexo com lixo e não visto terno e gravata.’’ 

2 comentários: