quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pré-Historia

   Até chegarmos aonde estamos hoje, o mundo passou por diversas fases e mudanças, positivas e negativas. Para entendermos o mundo atual, o mundo moderno, temos que conhecer o passado do nosso mundo primeiro... 


Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. 

  Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas e simples para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante para nós hoje. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.


  Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada 





  Na época da ''Idade da Pedra Lasca'' (Paleolítico), o ser humano vivia cavernas, muitas vezes tendo que disputar o seu espaço com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (não vivia em um lugar fixo). Vivia da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas. Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem não muito desenvolvida, baseada em sons e gestos, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas. 



  Período Mesolítico

  



  Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O descoberta e o domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pode espantar os animais, cozinhar a carne entre outros alimentos, iluminar sua habitação, além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.
Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.


     Idade da Pedra Polida (ou Neolítico)





  Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.


Um comentário:

  1. A evolução é isso mesmo.
    E os nosso ancestrais eram os Astralopithecus, a parti dai vieram os Homo habilis, Homo eractus, Homo neaderthalensis e por ultimo a nossa evolução Homo sapiens.

    ResponderExcluir