sábado, 9 de agosto de 2014

Movimento Estudantil

Movimento Estudantil






O movimento estudantil, é social da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista (Que representa ou defende os direitos de várias classes) e constantemente renovado, uma vez que o corpo discente se renova periodicamente nas instituições de ensino. Sua tarefa mais importante é a luta pela Educação e pela transformação da universidade.

Muito além do compromisso social que é dever de todos onde ainda aquece discussões permitindo que o jovem amadureça suas idéias e as compartilhe, o que possibilita o desenvolvimento de uma consciência política muito importante para o país. Dentro do movimento estudantil você conhece muitas pessoas de vários lugares que passam por experiências diferentes, esse cruzamento de idéias e informações permite um crescimento muito importante para a juventude do país.

Para lutar e defender os interesses dos estudantes, o movimento estudantil teve que se organizar, formando entidades estudantis não só dentro das universidades, mas também a nível nacional. Dentro da universidade o movimento estudantil se organiza em Centros Acadêmicos (CAs) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).


Os movimentos desde muitos anos trazem grandes impactos nas relações sócio-político no país, protestando contra as tomadas de decisão que são contra os benefícios da sociedade. 
Tiveram contribuições de grande importância em fases da história, temos como exemplos a luta como: o Petróleo é Nosso, a luta contra a ditadura nas “diretas já“, no-Impeachment do Presidente Collor, e um acontecimento que marcou o inicio das manifestações dos movimentos estudantis, foi no dia 24 de Março de 2003, estudantes organizados pelo MEPR (Movimento Estudantil Popular Revolucionárioatacaram o Consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, sendo essa a primeira demonstração de violência revolucionaria da juventude brasileira desde as manifestações da época do regime militar.
Entre meados das décadas de 60 e 70 os movimentos estudantis brasileiro começaram a serem visto como foco indispensável na mobilização social, isso se deu pela capacidade de mobilizar expressivos contingentes de estudantes á participarem ativamente da política do país, o que transformou o modo de se ver os movimentos estudantis.


Percebemos que os movimentos são muito importantes para a democracia do pais, pois é assim que eles expressam seus pensamentos e ideias.
é importante também, porque as pessoas se unem e se mobilizam para lutar pelo seus direitos, para um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário