segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A diversidade e a extinção dos animais

Já viste que existe uma grande variedade de formas de vida. Falemos agora só dos animais. Vamos aprofundar o estudo acerca dessa diversidade nos animais. Reparaste que já agrupamos os seres vivos em dois grandes grupos, animais e plantas. O ideal é continuarmos a agrupar os animais por características comuns. Podemos arranjar várias características, o tipo de alimentação, como se reproduzem, a forma do corpo ou o revestimento do corpo.



As últimas pesquisas apontam que milhares de espécies animais foram extintas nos últimos cem anos. Muitas destas espécies jamais serão conhecidas por gerações futuras. Sabemos que, muitas delas, poderiam revelar ao homem informações importantes sobre o meio ambiente e até mesmo a cura para determinados tipos de doenças.
Os cientistas não conseguem calcular com exatidão o número de espécie de seres vivos que habitam o nosso planeta. A diversidade biológica é muito grande, porém estima-se que haja em torno de 10 a 15 milhões de espécies da fauna, flora e microorganismos. Deste total, de 5 a 8 milhões seriam insetos, 400 mil seriam plantas, 60 mil de animais vertebrados, 5 mil mamíferos e 10 mil aves.

esse é um elefante africano em extinção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário